ARGILOTERAPIA – VAMOS CONHECER?

argiloterapia
Mesmo estando presente nos tratamentos atuais, ela é uma técnica milenar, apresentando seus primeiros registros na Grécia sendo usada por Hipócrates (como propriedades curativas), assim também por Cleópatra no Egito (onde usava para máscaras e banhos), e também por Plínio e Galeno, no início da era cristã.

A argiloterapia é uma técnica que está ganhando cada vez mais visibilidade. Ela é direcionada no uso da estética, para promover diversos benefícios principalmente para a pele, mas também em alguns casos para os cabelos. Mesmo estando presente nos tratamentos atuais, ela é uma técnica milenar, apresentando seus primeiros registros na Grécia sendo usada por Hipócrates (como propriedades curativas), assim também por Cleópatra no Egito (onde usava para máscaras e banhos), e também por Plínio e Galeno, no início da era cristã. 

Cada tipo de argila apresenta seus benefícios próprios. Em geral, os tratamentos por argila são usados para  tratamento de acne, após a limpeza de pele, para melhorar celulite (pois ativa a circulação sanguínea), flacidez da pele, seborreia, entre outros usos. Isso ocorre pois as argilas apresentam propriedades antioxidante, secativa, adstringente, tensor, reconstrutora, antisséptica e desintoxicante. 

MINERAIS EXISTENTES NA ARGILA

Como derivado do solo, as argilas apresentam diversos minerais que justamente, são associados com seus efeitos. São eles:

  • Silício: responsável pela produção de colágeno e anti-inflamatório;
  • Titânio: antioxidante e aumenta a resistência imunológica;
  • Cálcio: age na flacidez;
  • Sódio: auxilia no controle do pH, elimina toxinas bem como aumenta a circulação;
  • Manganês: tem ação antialérgica;
  • Enxofre: possui ação antimicrobiana assim também antifúngica;
  • Alumínio: possui ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Leia também: ÁGUA – JÁ OUVIU FALAR EM HIDROTERAPIA?

TIPOS DE ARGILA – ARGILOTERAPIA

Existem diversos tipos de argilas que são comercializadas por um preço muito bom! Elas são conhecidas de acordo com sua coloração.

Branca: possui grande quantidade de alumínio, o que leva a propriedades cicatrizantes. Na estética, facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, sendo ótimo para o controle da acne, clareamento e tônus da pele.

Verde ou Acinzentada: é rica em cálcio e zinco, apresenta atividade sebo-regulador (adstringente) e purificadora. Sua coloração é devido ao óxido de ferro, que atua com outros minerais da argila. Quando aplicada no corpo, promove tensionamento, melhora a flacidez, auxilia no combate da celulite, e quando aplicada na face melhora e regula a oleosidade. 

Vermelha: apresenta grande quantidade de óxido de ferro, assim apresentando propriedades tensoras. Quando aplicada na face, regula o fluxo sanguíneo e vascular, garante conforto e suavidade para peles sensíveis, telangiectasias e rosáceas. Além disso, quando aplicada no corpo, melhora a flacidez, e ativa a microcirculação. 

Rosa: é a mistura da argila branca com a vermelha, sendo mais suave que a argila verde. Tem propriedades antioxidante, calmante sendo usada para peles secas e sensíveis. 

Amarela: Apresenta grande quantidade de silício e potássio. Ajuda na nutrição e reconstrução celular.

Preta: Possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante, anti artrósica e antitumoral. 

Roxa: Em sua composição contém bastante magnésio, o que lhe oferece a propriedade de síntese regeneradora de colágeno, que induz a pele a ter aspecto mais jovem. Além disso, quando aplicada na face, é usada para nutrição celular e quando aplicada no corpo, ajuda na eliminação de toxinas.

CONTRAINDICAÇÕES DA ARGILOTERAPIA

O que é argiloterapia? - TriCurioso %

A argiloterapia, não é indicada para pessoas que apresentem sensibilidade a esses produtos (alergia), ou então, se houver lesão na pele!

COMO APLICAR?

A aplicação da argiloterapia é simples e pode ser feita em casa, mas também pode ser realizada com um profissional do ramo da estética devidamente habilitado. É indicado que inicialmente, o rosto seja lavado com um sabonete neutro, em seguida seco com toalha. A argila deve ser dissolvida formando uma pasta, podendo ser utilizado água ou chás de algumas ervas que possuem efeito relaxante e calmante, como a camomila e também podem ser incorporados óleos essenciais. Deve ser aplicada essa pasta no rosto e esperar cerca de 15 minutos ao abrigo de corrente de vento. Deve ser evitado que a argila seque na pele para não causar danos como a pele muito ressecada e/ou vermelha. Por fim, é recomendado usar um hidratante para rosto, para obter melhores resultados.

Este texto contou com a colaboração do estagiário José Arion da Silva Moura, estudante do curso de Farmácia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Compartilhe este post:

Posts Relacionados

O QUE SÃO OS NUTRICOSMÉTICOS?
11 fev

O QUE SÃO OS NUTRICOSMÉTICOS?

Os nutricosméticos são suplementos nutricionais formulados com vitaminas, minerais, aminoácidos, extratos botânicos e antioxidantes. Ajudam a absorver nutrientes e ingredientes

PROBIÓTICOS NA GESTAÇÃO
26 jan

PROBIÓTICOS NA GESTAÇÃO

Probióticos na Gestação A gravidez é um dos períodos mais importantes na fase da vida de uma mulher, onde ocorrem

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ CONSUMINDO?
17 ago

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ CONSUMINDO?

Comer ou se alimentar? O que você pensa quando procura seus alimentos? Matar sua fome? Saiba que a alimentação correta

NÃO BRINQUE COM OS TRIGLICERÍDEOS!
26 nov

NÃO BRINQUE COM OS TRIGLICERÍDEOS!

Os triglicerídeos, principal tipo de gordura que se encontra no sangue, provém das calorias que não utilizamos imediatamente após nossa

Escolha um cupom disponível abaixo