Os nutricosméticos são suplementos nutricionais formulados com vitaminas, minerais, aminoácidos, extratos botânicos e antioxidantes. Ajudam a absorver nutrientes e ingredientes ativos na corrente sanguínea e a circulá-los por todo o corpo para estimular a produção natural de moléculas essenciais. Além de nutrir a estrutura da pele a partir do interior, mantêm uma taxa de renovação cutânea saudável, protegem a pele das agressões ambientais e controlam as reações bioquímicas que podem levar ao envelhecimento da pele. Podem ser apresentados em forma de cápsulas, chás, sucos, sopas, chocolates.
Mellage (2008) define como “suplementos nutricionais ou alimentos constituídos por ingredientes antioxidantes, extratos botânicos, vitaminas e minerais para fins estéticos, atuando como anti aging, anti rugas, anti acne, anti celulite, entre outros, podendo ser apresentados na forma de cápsulas, comprimidos, líquidos e também como alimentos”.
Quanto à legislação, que no Brasil é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os nutricosméticos não podem ser classificados como cosméticos, pois estes agem apenas topicamente e são aprovados somente para uso externo. Sendo assim, produtos ingeridos necessitam de outro tipo de registro, bem como, a submissão a normas mais criteriosas. Portanto no Brasil, a ANVISA enquadra este tipo de produto na categoria de alimentos funcionais, porque produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente na manutenção do organismo.
Os nutricosméticos mais usados são os alfa-hidroxiácidos, carotenoides, polifenóis, colágeno, vitaminas e minerais antioxidantes (Vitaminas A, E, C, selênio e zinco), probióticos, coenzima Q10 e ômega-3.
Qual a melhor forma de usar esses suplementos?
Quase todos nós já utilizamos nutricosméticos alguma vez. Quem nunca tomou Vitamina C? Só não sabia que estava tomando também uma pílula de beleza. A forma mais ideal de usar, é sob a assessoria de um profissional de saúde que vai poder indicar os melhores tipos para cada pessoa, dependendo de sua necessidade.
Em geral, devemos receber os principais micronutrientes a partir dos alimentos, no entanto, a alimentação atual tem sido deficiente em vários desses compostos. Por isso, o uso dos nutricosméticos se faz necessário e cria expectativas para o consumidor em busca de uma melhor qualidade de vida.
Quais as expectativas x efeitos reais que o consumidor pode esperar desses produtos?
Pouco a pouco, os consumidores de cosméticos têm observado que aplicar produtos na pele não é tão eficiente quanto consumir a beleza dentro dos suplementos que são especificamente formulados para cabelos, pele e unhas.
Cabe destacar que um dos principais desafios no uso dos nutricosméticos é o pouco conhecimento dos consumidores sobre o tempo para sentir os benefícios dos mesmos no organismo. Talvez a expectativa seja de uma “pílula mágica”, mas o processo é mais lento porém definitivo em resultados no organismo.
O que o consumidor deve considerar ao adquirir essas “pílulas da beleza”?
O consumidor deve saber que a prescrição e o acompanhamento médico são individualizados. Por ser personalizado, nem tudo funciona igual para todos. As necessidades de cada pessoa são diferentes umas das outras, variando em função da idade, sexo, tipo de alimentação, hábitos, inclusive o tipo de medicamento que utilizam.
Por exemplo, pessoas em tratamento oncológico, se beneficiam da suplementação com Zinco e/ou ômega 3 pois tais substâncias potencializam o efeito da quimioterapia.
Esse mercado é novo no Brasil? Tem crescido nos últimos anos?
Esse mercado ainda pode ser considerado novo no Brasil, pois ainda não tem uma regulamentação da ANVISA, no entanto os nutricosméticos estão ganhando popularidade em todo o mundo, uma vez que complementam os produtos de tratamento cutâneo tópicos para melhorar a aparência física geral.
A crescente ênfase na manutenção da aparência física e a crescente procura de produtos de beleza natural estão entre os fatores-chave que reforçam o mercado global de nutricosméticos. Além disso, à medida que a função dos mecanismos de defesa contra o envelhecimento diminui com a idade, a pele torna-se mais vulnerável aos efeitos nocivos do envelhecimento dos agressores. Isto, em confluência com a crescente utilização de produtos anti-envelhecimento para manter a pele jovem, atua como outro grande fator do crescimento do mercado.
A propagação da COVID-19 e os bloqueios impostos pelos governos de numerosos países aumentaram a procura de produtos de bem-estar e de cuidados pessoais. Incluindo a procura por nutricosméticos, através de canais de comércio eletrônico em todo o mundo. Prevê-se que isto, por sua vez, impulsione o mercado nos próximos anos. Olhando para o futuro, o analista espera que o mercado mundial de nutricosméticos apresente um crescimento moderado durante os próximos cinco anos. De acordo com o relatório Global Nutricosmetics Market, da empresa norte-americana de inteligência de mercado Transparency Market Research (TMR), o mercado global de nutricosméticos atingiu US$ 5,13 bilhões em 2016 e deverá chegar a US$ 7,993 bilhões até 2025.
Quais as tendências e novidades para o mercado?
Uma forte tendência é a introdução de produtos livres de glúten, lactose, açúcares, conservantes e aromatizantes .Uma vez que produtos naturais estão em alta.
Olhando para o futuro, os analistas esperam que o mercado global de bebidas de beleza continue o seu forte crescimento durante os próximos cinco anos. Ressaltando a busca por nutrientes que temos naturalmente no nosso organismo. Quanto mais os nutrientes que temos carência forem repostos, melhor será o resultado. “O que tem se incorporado é o conceito do nutriente ser biodisponível. Não sendo necessário o uso de altas dosagens para não sobrecarregar o fígado, via de metabolização de muitos elementos no nosso organismo”.
O modismo por moléculas novas tem a cada ano diminuído, pois é necessário que o nutriente tenha uma funcionalidade e resultados efetivos. As novidades incluem proteínas vegetais, ausência de xenobióticos, produtos multifuncionais que juntem saúde e beleza numa mesma cápsula ou bebida. Deve ser bem destacado o uso de nutricosméticos que favoreçam o microbioma humano.
REFERÊNCIAS
https://www.reportlinker.com/p05826175/NUTRICOSMETICS-MARKET-GROWTH-TRENDS-AND-FORECASTS.html
https://cosmeticinnovation.com.br/beleza-para-tomar-comer-e-beber/
https://www.hola.com/belleza/actualidad/2015011976264/nutricosmeticos-suplementos-antiedad/
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-20092011-210914/publico/ANUNCIATO_TP.pdf
Mellage, C. 2008. Nutricosmetics – decoding the convergence of beauty and healthcare. In: Cosmetics, p. 15-17.