São muitos os benefícios da granola para a saúde de uma maneira geral. De fato, esse alimento é um composto rico em proteínas podendo ser consumido em diversas ocasiões do dia, sendo muito comum que seja adicionado a sucos e vitaminas.
Ainda que os ingredientes utilizados para a fabricação da granola possam variar, o fato é que ela pode ajudar a controlar o colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ter efeitos positivos também sobre o cérebro.
Assim, com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos em mais detalhes cada um dos benefícios desse alimento e como ele pode melhorar a saúde. Para saber mais basta prosseguir na leitura!
OS BENEFÍCIOS DA GRANOLA PARA A SAÚDE: PREVENINDO DOENÇAS GRAVES
Um dos principais benefícios desse rico alimento é a possibilidade de prevenir diversas enfermidades, tais como as doenças cardiovasculares. Isso porque a granola contêm nutrientes que auxiliam no controle da pressão arterial. Assim, trata-se de um alimento ideal para quem deseja evitar problemas como derrames ou infarto.
Já a grande quantidade de fibras contidas nos cereais que compõem a granola auxilia na manutenção da saúde do coração, haja vista que podem eliminar o colesterol LDL, além de ajudar no bom funcionamento do intestino.
Ademais, a granola evita a insuficiência de ferro no organismo, o que pode causar a anemia. De fato, a aveia é uma rica fonte desse nutriente.
Outra doença que pode ser evitada com o consumo de granola é a diabetes. Isso porque ela também é rica em manganês, no qual é uma substância que auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue.
De fato, ação do manganês incide sobre a produção de insulina, o que é muito importante para a prevenção da diabetes.
OS BENEFÍCIOS DA GRANOLA PARA O CÉREBRO
Além de prevenir todas as doenças a que nos referimos anteriormente, a granola ajuda também na manutenção do funcionamento cerebral.
Esse benefício está relacionado à presença de ômega-3 nesse alimento e de vitamina E.
Esta última atua como um poderoso antioxidante, responsável por inibir a ação dos radicais livres. Assim, trata-se de um nutriente que auxilia no bom funcionamento de todo o sistema nervoso.
Já as vitaminas do complexo B podem contribuir para a formação adequada do tubo neural de recém-nascidos e fetos.
Ademais, o potássio presente na granola pode ajudar na oxigenação cerebral, o que tem efeitos positivos sobre a memória e outros processos cognitivos.
AUXILIA NO EMAGRECIMENTO
Por ser uma rica fonte de fibras, a granola propicia uma maior sensação de saciedade.
Dessa forma, alimentar-se com ela reduz a vontade de comer, o que é bom para pessoas que desejam emagrecer.
Ainda que seja um alimento bastante calórico, a granola não oferece riscos à dieta, haja vista que os nutrientes presentes nela se apresentam em níveis balanceado.
No entanto, é preciso fazer um alerta. Conforme já mencionamos, os tipos de granola podem variar.
Em alguns, a quantidade de açúcar pode ser bem maior, o que pode prejudicar a dieta. É necessário também atentar para a quantidade de gorduras presentes na receita.
UMA RICA FONTE DE ENERGIA PARA TODO O CORPO
A granola é também uma fonte de energia das mais ricas, que leva a melhorias tanto no metabolismo como em outros processos. Afinal, esse alimento contém uma série de nutrientes, como o cobre, o magnésio, o selênio, o zinco e o fósforo.
Por isso, o consumo de granola permite a manutenção para diversas partes do corpo, facilitando a ação das enzimas na produção de energia.
GRANOLA, UM ALIMENTO COMPLETO
À vista do que foi dito, podemos concluir que consumir esse alimento pode trazer ganhos significativos para a saúde.
Isso porque os benefícios da granola vão desde a prevenção de doenças graves até a melhoria da disposição e o auxílio em dietas para emagrecer.
E você, já conhecia todos os benefícios proporcionados pela granola? Compartilhe sua opinião!
Leia também: FRUTAS E LEGUMES – APRENDA A CONSERVAR