Se você já ouviu falar do chá de hibisco, com certeza gostaria de encontrar algumas receitas para preparar este chá rapidamente. Assim também, ter todos os nutrientes necessários, certo?
Então vem com a gente e conheça um artigo completo sobre o tema, podendo encontrar algumas receitas sobre o chá agora mesmo.
CHÁ DE HIBISCO E SEUS BENEFÍCIOS
Antes de tudo, você talvez tenha caído neste artigo de paraquedas. Sendo assim, está se perguntando exatamente o que é o hibisco e quais seus benefícios para a saúde, certo?
Ele já é usado há algum tempo na África, Ásia bem como no Caribe como um alimento medicinal. Porém, seu uso tem se expandindo, e, cada vez mais pessoas do mundo inteiro fazem uso dele. O que não é de se admirar devido seus benefícios.
Ele é bastante rico em antioxidantes e é preparado da planta de mesmo nome. Assim sendo, tem uma ação diurética, podendo ser uma das maiores aliadas na perda de peso e combate a algumas doenças.
O chá pode ter uma coloração rosada e chama a atenção por um sabor bem agradável ao paladar. Em contrapartida aos outros chás é simplesmente que ele é servido frio.
Você pode encontrar os seguintes nutrientes nele:
- Minerais: ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre bem como cálcio;
- Vitaminas: A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) assim também ácido fólico;
- Ácidos orgânicos: cerca de 15 a 30% do chá de hibisco conta com substâncias, como os ácidos málico, tartárico e cítrico, três tipos de fitonutrientes que são eficazes em fortalecer o sistema imunológico. Além disso, melhora a saúde da pele.
Leia também: 8 NUTRIENTES PARA O BOM HUMOR
QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO?
PERDA DE PESO
O chá de hibisco se mostrou eficaz na perda de peso, fazendo com que ele se alie a várias dietas em que as pessoas buscam esse objetivo.
Isso ficou provado quando um estudo do Journal of Ethnopharmacology mostrou que o hibisco teve um grande efeito na perda de peso em ratos obesos.
Contudo, ainda não se entende muito o mecanismo de emagrecimento dele, mas já sabemos de sua grande eficácia.
REDUÇÃO DO COLESTEROL
Estudos mostraram que mais de 80 milhões de brasileiros se encontram com uma alta taxa de colesterol, com este número crescendo cada vez mais.
Isso pode ser causado devido à má alimentação, ao sedentarismo, estresse e outros fatores que tornam um terço da população suscetível a níveis elevados de LDL (colesterol ruim).
Assim sendo, cuidando da sua dieta e praticando exercícios, você pode conter o seu colesterol, porém, o hibisco se mostrou eficaz no objetivo de reduzir a concentração das lipoproteínas com baixa densidade.
PREVENÇÃO DO DIABETES E SÍNDROME METABÓLICA
O excesso de açúcar no sangue pode acabar causando uma síndrome metabólica, um fator de risco que pode acabar aumentando as chances de um indivíduo desenvolver diabetes bem como outras complicações.
Um estudo mexicano analisou 222 pessoas. Nele foi observado que o hibisco é um excelente auxílio no controle da glicemia. Além disso, ele melhora a resistência à insulina.
Essas ações são importantes para a prevenção de diabetes.
COMO PREPARAR O CHÁ DE HIBISCOS?
Vejamos agora como você pode preparar o chá de hibisco:
- Inicie aquecendo 500ml de água. Não retire do fogo até que a fervura tenha iniciado.
- Adicione uma colher de hibisco (folhas secas) na água que ferveu e abafe por cerca de 5 a 10 minutos.
- Sirva frio ou gelado.
Você pode adicionar raspas de gengibre quando ele estiver pronta, se quiser aumentar seu efeito.
A receita que você viu acima pode render pelo menos 2 xícaras de chá de hibisco. Escolha os horários em que irá tomar, sendo recomendado pela manhã ou entre uma refeição e outra.
Evite o uso do açúcar no chá, pois assim ele acaba perdendo seu objetivo. Evite também tomar mais de duas ou três xícaras por dia.
Seguindo essa receita, você terá o seu chá de hibisco em pouco tempo, além de poder aproveitar todos os benefícios do mesmo. Assim, não deixe de preparar quando tiver oportunidade. Você sentirá a diferença em pouco tempo.