Alimentos sem perda? Que tal saber como aproveitar alguns alimentos em sua totalidade?
Vamos nessa!
Atualmente, o desperdício de alimentos tem gerado uma grande polêmica em torno da forma que nos alimentamos. Grande parte do que compramos acaba indo parar no lixo.
O que nós não sabemos é que muitos alimentos são praticamente 100% utilizáveis, ou seja, são verdadeiros alimentos sem perdas. Sendo assim, para você ficar mais atento a isso, selecionamos 5 alimentos que podem ser utilizadas cascas, sementes e folhas para compor também a nossa alimentação, e de forma saudável.
CONHEÇA 5 ALIMENTOS SEM PERDA
ABÓBORA
A abóbora é a mais comumente consumida na América do Norte. Ela contém uma quantidade particularmente interessante de carotenoides, compostos antioxidantes.
Contudo, infelizmente, é mais usada como elemento de decoração durante o Halloween do que pronta para ser consumida.
Abóbora é rica em antioxidantes que são compostos que protegem as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres. Estas são moléculas muito reativas que estariam envolvidas no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao envelhecimento.
A abóbora é rica em betacaroteno, que contribui para a sua cor laranja. O betacaroteno também teria um efeito antioxidante. Assim também, pode melhorar algumas funções do sistema imunológico.
O que poucos sabem é que a abóbora é um dos alimentos sem perdas, ou seja, suas sementes e talos também são reaproveitados e combinam com várias receitas.
CENOURA
A cenoura também entra nesse grupo de alimentos sem perdas, pois, suas folhas são muito bem aproveitadas em sopas e vai muito bem com carnes e legumes.
A cenoura é rica em betacaroteno. Um poderoso antioxidante, o betacaroteno retarda o envelhecimento e melhora a condição da pele. Além disso, promove a cura de infecções cutâneas.
Rica em antioxidantes, as cenouras reduzem o colesterol ruim, protegem os pulmões e o coração contra doenças cardiovasculares bem como contra alguns tipos de câncer. Rica em vitaminas, também contribui para a produção de glóbulos vermelhos que fornecem oxigênio a todas as células do corpo.
Extremamente rica em vitaminas, a cenoura é um aliado inegável emagrecedor. Cozida ou crua, tem apenas 33 cal por 100g.
MELANCIA
Ela também faz parte dos alimentos sem perda.
Composta por 92% de água, a melancia é a fruta ideal para prevenir a desidratação. Sua polpa vermelha ajuda a refrescar e purificar o corpo. Também possui um baixo teor de calorias e pode ser consumida durante todo o verão sem medo.
Uma perda significativa de sódio e potássio devido à transpiração pode causar náusea, desidratação, cãibras musculares ou mesmo tontura. Assim, durante os períodos de elevado calor, a melancia compensa essas perdas e reduz os riscos associados.
Leia também: 8 NUTRIENTES PARA O BOM HUMOR
Fonte de vitamina C, a melancia é boa para o sistema imunológico. Além disso, também promove dentes saudáveis, gengivas e ajuda a prevenir danos às células. Seu conteúdo de vitamina B6 está envolvido no metabolismo energético e participa da formação de tecidos. Finalmente, a vitamina A contida neste fruto fortalece os olhos.
Muitas pessoas desprezam as cascas e as sementes da melancia, o que é um erro, pois as mesmas possuem uma quantidade enorme de vitamina C e que combinam perfeitamente com outros ingredientes.
BETERRABA
Ela também não poderia ficar de fora dos alimentos sem perda.
A beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial, pois o potássio nela contido, dilata os vasos sanguíneos. Previne a formação de coágulos sanguíneos, como também o risco de acumulação de placas, impedindo assim a obstrução dos vasos sanguíneos.
Dissolve os resíduos de cálcio não-orgânicos, o que torna possível lutar contra problemas cardíacos, hipertensão, assim também contra as varizes. Uma dose diária de 500 ml de suco de beterraba (cerca de 2 beterrabas) reduz a pressão arterial.
A beterraba também é um dos alimentos sem perdas, pois os seus talos são muito úteis em receitas como sopas e ensopados, pois, os mesmos são super saborosos e carregam uma grande quantidade de nutrientes.
BATATA
A batata pode ser servida como acompanhamento, combinada com vegetais, ou como ingrediente básico de um prato completo. Uma ou duas batatas grandes são suficiente para servir um adulto.
Mas, suas folhas também possuem grande valor nutricional e muitas vezes são totalmente desprezadas, sendo um dos principais alimentos sem perdas.
Contando que você opte por um método de cozimento com baixo teor de gordura, a batata efetivamente ajuda a cobrir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, potássio e magnésio.
Oferece os benefícios característicos de um vegetal: suas vitaminas, compostos antioxidantes e fibras desempenham um papel protetor para a saúde. Além disso, a batata é uma fonte interessante de carboidratos complexos, que fornecem energia sustentável para o corpo.